quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

OS MIDIA E O RETORNO DE NACIONAIS



OS MIDIA E O RETORNO DE NACIONAIS
Carolina Peixoto
2011
Tese de Doutoramento

PARA LÊR CLICAR AQUI
...........

Nota a propósito:

Eis aqui um exemplo acabado daquilo que é distorcer a informação: 


"Angola: Luta Contra o Colonialismo e o Neo-Colonialismo
5 de Julho de 1974 
(...) "Os colonos brancos, com o apoio das autoridades, organizaram dois exércitos secretos, um no Sul e outro no Norte, com o objectivo de prosseguir a luta contra o movimento anti-colonialista e anti-imperalista do povo angolano. A revolta dos soldados contra a guerra leva os colonos brancos a organizarem-se militarmente e a pensarem em lutar independentemente do exército."

Fonte: Jornal Combate, nº 2, Portugal.
Originais enviados por : Manoel Nascimento.
Transcrição e HTML:
Fernando A. S. Araújo, Abril 2008.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.
foto
Analisando a frase generalizante:

"Os colonos brancos com o apoio das autoridades, organizaram dois exércitos secretos, um no Sul e outro no Norte, com o objectivo de prosseguir a luta contra o movimento anti-colonialista e anti-imperalista do povo angolano. "

Só poderei concluir que só por ignorância ou por má se podia generalizar este assunto ao ponto de se tomar a parte pelo todo, pois quando muito o autor poderia escrever: "alguns colonos brancos"....

Tenho a acrescentar que nasci e vivi nessa altura numa cidade do sul de Angola e nem eu nem ninguém alí demos pela existência de um tal exército branco. Vi, sim,  toda a gente ada minha terra trabalhar duro, toda a gente a querer lá continuar  a viver, e mais,  vi muitos brancos a aderiram aos movimentos de libertação, sem preocupações de que o seu líder era um negro!

Também não é possível entender a argumentação do autor quando na frase:
A revolta dos soldados contra a guerra leva os colonos brancos a organizarem-se militarmente e a pensarem em lutar independentemente do exército."


"Revolta dos soldados" ? Em Julho de 1974, poderia explicar melhor? Julguei que a revolta e o laxismo só tivesse acontecido, já em 1975, com o aproximar da independência!

Não creio que o autor estivesse nesta altura a pensar na posterior intervenção do Coronel Gilberto Santos e Castro, esse sim relacionado com círculos da direita portuguesa no exílio, que comandou o célebre Exército de Libertação Português (ELP) e que não passou de um epifenómeno .

Quanto a uma organização militar de colonos, por amor da Verdade, é ver fantasmas onde eles não existiam!


Sem comentários: