sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

AINDA O TEMA "RETORNADOS"




Quando em 1974/75 Portugal começou a "descolonização exemplar" das antigas colónias ultramarinas, os portugueses aí residentes foram obrigados a optar entre a "morte ou a fuga"! Foi assim que muitos vieram
parar à "sede da Pátria Lusa", e foram apelidados de "retornados"!
Este termo tinha na altura uma forte carga "discriminatória e humilhante"!
Mas, note-se que este termo foi "arranjado" pelo próprio governo, com a criação do IARN! E se é verdade que muitos desses portugueses retornaram a Portugal, muitos outros não retornaram! Retornar é voltar a..., regressar a,...e esses portugueses que tinham nascido e crescido nas colónias, acabaram por vir parar a Portugal e não retornar!Vem isto a propósito de ontem ter ido almoçar às Caldas da Rainha, almoço de antigos alunos e professores do Xai-Xai, cidade moçambicana que conheci no ano passado quando visitei aquele país! A minha presença ficou a dever-se ao facto da minha mulher ter estudado naquela terra!
E uma vez mais constatei que aquela gente é muito especial pela positiva!
Como sabem, fiz o serviço militar em Moçambique! Foram 2 anos de contacto com as gentes locais, num convivío quase diário e integrei-me perfeitamente na sociedade local! Conheci muita gente, sabia como viviam, o que tinham, pelo que lutavam, e admiráva-os! Vi-os começar a chegar a Porugal, a grande maioria absolutamente sem nada!!!
Pensem um pouco! Se agora uma qualquer convulsão nos obrigasse a fugir das nossas casas e a deixar tudo para trás, como seria a nossa reacção? E teríamos "força" para recomeçar tudo de novo?
Os "retornados" sofreram privações de toda a espécie!Foram apelidados de quase tudo, "morreram e foram obrigados a ressucitar" e agora "olham para trás com uma paixão pelas suas terras, usos e costumes, que as palavras não conseguem descrever"!
A grande maioria dos retornados "deu a volta por cima" e são hoje fonte produtiva de Portugal! Nos últimos tempos, cerca de 200 mil portugueses foram para Angola! Há já quem defenda a teoria que o futuro de Portugal passa pela emigração para aquele país! Provávelmente, muitos desses portugueses são agora "retornados" naquela terra que ajudam a renascer, ao mesmo tempo que ajudam Portugal, por razões óbvias!
E assim, muitos "retornados", depois de espoliados, ainda vão ajudar Portugal....
Obrigado aos "retornados" pelo que têm feito por este país! Aos meus Amigos Moçambicanos um grande abraço e que continuem a alimentar de forma tão admirável, as saudades pelas suas terras" Hambanine!
O tema musical é interpretado pela moçambicana Mariza-"Ó gente da minha terra"
posted by Pedro Cabeçadas

Sem comentários: