domingo, 29 de abril de 2012

Fuga de portugueses da Gabela em 1975


Fuga da Gabela em 1975. Foto que ilustra o silêncio mortal de uma cidade e dos seus
 filhos-nascidos ou não-  porque todos a amavam... (Correia Ribeiro)

Foto: Walter José Dias Ferreira

"...Uma dor que ficou dentro de mim para sempre...Ainda oiço o silêncio que se fez ao longo da partida...Ainda tenho presente o olhar dos meus cães sentados à porta de minha casa,quando a coluna passou...Meu Deus!!!!!!!!! QUANTA TRISTEZA NESSE DIA...(Maria do Rosário Teodósio)

"...A propósito da fatídica saída dos Gabelenses , acabei de ler um livro escrito por uma Gabelense, Maria da Conceição Pinheiro da Cunha,que cresceu na Roça Xariaia, lá para os lados da Quilenda. Tive conhecimento do livro aqui, pois alguém ,que o leu, teve a amabilidade de falar nele, deixando até o número de telefone da autora.Telefonei-lhe, encomendei o livro e já o li. O livro conta história de vida de Sãozita( a autora)desde que o Pai saiu de Portugal á procura de melhor vida em Angola, até aos dias de hoje. Escrito com uma linguagem simples, prende-nos logo .No livro, a autora descreve o exodo dos gabelenses , como chegaram á Cela,onde ela na altura vivia e fala na morte duma menina, baleada na fuga , por um bando armado de guerrilheiros( bandidos) que atiraram a matar. É um livro comovente , uma história de vida , que poderia ser a história de dezenas de Gabelenses.É sobretudo um exemplo de coragem, de como no meio de tanta adversidade, uma família angolana( como tantas outras afinal) sobreviveu , lutou e venceu. 

"...Sãozita, escreveu o livro para que os seus filhos, netos , amigos e conhecidos , ficassem com uma ideia do que foi fugir da guerra, abandonar Angola e tudo aquilo porque tanto lutaram e trabalharam. É um documento que fica para a posteridade, pois inclui fotos e documentos.

"...Quanto ao livro, como já disse ,é a história de Sãozita, uma garotinha foi pequena para Angola,(Gabela) para uma roça que o pai fez, com muito trabalho. Lá viveu a sua meninice com os irmãos e irmãs, a sua adolescência e de lá casou, indo viver para a Cela, até que foi obrigada a fugir deixando tudo para trás. Ela ainda estava na Cela quando a coluna de fugitivos da Gabela por lá passou e conta-nos como ajudou a esconder gente procurada pelos movimentos,como foi fazer o funeral da menina assassinada. Foram dias de terror , de puro medo, de grande angústia, que a autora testemunhou . Com apenas a 4ª classe, meteu mãos á obra e começou a escrever o livro que demoraria 7 anos a ser concluido. Finalmente, depois de muitas dificuldades, conseguiu que fosse editado e assim nasceu o livro com o título "Viagem para África e o casaco comprido."

Muito ficou por contar, segundo me disse a autora quando falei com ela pelo telefone. Achei-a uma mulher muito corajosa, não só pela sua história de vida, mas também por ter conseguido a proeza de escrever um livro , conseguindo transmitir, numa linguagen simples, a sua história , que é também a história de milhares de angolanos, numa narrativa que nos prende logo no início e que nos leva a ler o livro de um fôlego. O livro não está á venda nas livrarias.  (São Marcos)

RETIRADO DAQUI



1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia,também eu gostava de comprar esse livro.
Nunca vivi em Angola,mas tenho negócios em Angola e gosto de saber o terreno que piso,neste momento estou aconstruir uma linha de normalização de batatas para o Wako kungo (santa comba)fui lá 2vezes e achei a zona interessante,é realmente uma pena que os portugueses não tenham condições (de vária ordem )para poder ajudar aquele povo.(é também preciso que eles deixem, a começar pela Embaixada .