sábado, 27 de novembro de 2010

O último Ano em Luanda de Tiago Rebelo


A minha sobrinha ofereceu-me este livro que tem a chancela da Editorial Presença. Interesso-me por tudo que se relaciona com África e em especial, por Angola, a minha Pátria.
Posso dizer-vos que o estou a "devorar", com um misto de saudade, angústia e ao mesmo tempo uma "raiva" incontrolada que muitas vezes se transforma em lágrimas nos olhos...
Mesmo assim, gostaria de partilhar e aconselhar-vos a leitura deste livro, onde Tiago Rebelo, tão bem, soube transmitir a angústia de todos nós, que nos anos 74/75 fomos abandonados pelo poder político vigente em Portugal...
Aqui vos deixo a sinopse do mesmo:
Em 1974, uma revolução em Lisboa apanha de surpresa centenas de milhares de portugueses que vivem em Angola. A partir desse dia inicia-se a derrocada imparável de uma sociedade inteira que, tal como um navio a afundar-se, está condenada à destruição e à ruína. Em escassos meses, trezentos mil portugueses são obrigados a largar tudo e a fugir, embarcando numa ponte aérea e marítima que marca o maior êxodo da história deste povo. Para trás ficam as suas casas, os carros e até os animais de estimação. Empresas, fábricas, comércio e fazendas são abandonados enquanto Luanda, a capital da jóia da coroa do império português, é abalada por uma guerra civil que alastra ao resto do território angolano. Três movimentos de libertação, cujos exércitos estavam derrotados a 25 de Abril de 1974, estão novamente activos e combatem entre eles pelo poder deixado vazio pelas Forças Armadas portuguesas. É neste cenário de total desorientação social e de insegurança generalizada que Nuno, um aventureiro que há anos atravessa os céus do sertão angolano no seu avião, Regina e o filho de ambos se movem, numa extraordinária luta para sobreviverem à violência diária, às perseguições políticas, às intrigas e traições que fazem de Luanda uma cidade desesperada. Esta é a história de coragem e abnegação de um casal surpreendido, tal como milhares de outros, num processo de degradação que se deve à recusa do Exército em defender os seus próprios compatriotas a favor de um movimento até há pouco inimigo, ao desinteresse dos políticos, à total incapacidade do governo de Lisboa para impor os termos de um acordo assinado no Alvor e constantemente violado em Angola e à intervenção militar das duas potências mundiais envolvidas numa guerra fria que é combatida por intermédio dos exércitos regionais.
Críticas de Imprensa:
«Um romance fácil de ler e em cujo ambiente é fácil entrar.»
Os Meus Livros

«...O Último Ano em Luanda, onde revela não só um perfeito conhecimento da época em que se desenrola a acção, como descreve com muita clareza um dos mais trágicos e mais silenciados processos da recente história portuguesa.»
«Jornalista e escritor, Tiago Rebelo nasceu em Lisboa há 43 anos. Dos dois aos 11, viveu em Angola, experiência que serviu de base ao mais recente livro, "O Último ano em Luanda", já em lugar cimeiro nas tabelas de vendas.»
Jornal Notícias

Sem comentários: