domingo, 10 de janeiro de 2010

--"APELO À VERDADE SOBRE A DESCOLONIZAÇÃO" --(PETIÇÃO)--


http://www.esfcastro.pt:8079/users/franciscosilva/Protestoderetornadosdasexcolonias.jpg--"APELO À VERDADE SOBRE A DESCOLONIZAÇÃO" --(PETIÇÃO)--



..." To : Senhor Presidente da Assembleia da República Portuguesa"
...O timbre oficial era o de "RETORNADOS" mas, nos bastidores da vida, os epítetos eram outros : "exploradores", "ladrões", "assassínos"...
A partir de 1975, fugindo da guerra, fomo-nos espalhando pelo mundo. Sós, escorraçados, incógnitos ou fim de notícia nos meios de comunicação social, fomos o estandarte para a consolidação de uma democracia que relegou, para plano secundário, a vida de milhões de portugueses.
Dilacerou-se a alma de quem, afinal, vivera a sua vida num dado enquadramento, mesclando-se, aculturando-se, recriando uma sociedade diferente em um espaço distinto.
Criámos uma sociedade multirracional./ Andámos nas mesmas escolas. / Frequentámos os mesmos lugares de lazer. / Dancámos a "rebita" ou a "marrabenta" em conjunto. / Os poderes instituídos segregaram-nos, vilipendiaram-nos... / E a reparação moral jamais sobreveio. / Para se salvaguardarem mudaram o nome às coisas : ao abandono ignóbil e sem sentido se chamou a "exemplar descolonização". / E as vítimas de tamanha irresponsabilidade contam-se por milhões. / O País teve o direito de colonizar. Teria o dever de descolonizar. / E não o fez. / E lançou os deserdados da fortuna para o esgoto da História... sem honra nem glória. / António José Saraiva -- o intelectual honesto e insuspeito que a História regista -- qualificou o exemplar abandono como a "página mais negra da História de Portugal" !

Volvidos 30 anos,exige-se o reconhecimento do indómito esforço que foi o nosso para a criação de uma sociedade singular que os famigerados "ventos da História"(a cegueira política, a cobardia institucional e a cedência a interesses outros) fizeram precipitar no caos.
Exige-se tão só :
A REPOSICÃO DA VERDADE, a REABILITAÇÃO de cada um e todos os que nados e criados além-mar ergueram sob o signo do trabalho honesto verdadeiros IMPÉRIOS, a REPARAÇÃO MORAL, afinal, a que temos jus.

Daí que formulemos a PETIÇÃO que visa a veicular uma tal pretensão.
A memória de PORTUGAL ETERNO impõe-no, exige-o veementemente, numa revisão de processos a que a História há-de proceder.

A recolha de 4 mil assinaturas promoverá a petição colectiva,ao abrigo do disposto na Lei nº 43/90, publicado no Diário da República I Série nº 184 de 10 de Agosto de 1990 com as alterações introduzidas pelas Leis nºs. 6/93 e 15/2003 , publicadas respectivamente nos Diários da República I Série A nº 50 de 1 de Março de 1993 e nº 129 de 4 de Junho de 2003.

Mandatários da Petição : Mário Ângelo Leitão Frota, BI 643447; Maria do Céu Anjos Simões Hall Castelo-Branco,BI 7592408; Luiz Filipe Simões Hall Castelo-Branco, BI 7702695; Sónia Luisa de Campos Cunha da Costa Branco de Sousa Mendes, BI 7481691; Rui Alberto Simões Hall Castelo-Branco,BI 7857312; João Tiago Castelo-Branco Charula de Azevedo,BI 10674996; Pedro Nuno Castelo-Branco Charula de Azevedo, BI 11135861; Ana Maria Magalhães Carvalho, BI 1305735; Óscar Simões de Oliveira, BI 7198259; Tiago Miguel Neves Moura Ferreira, BI 11541781; Joana Rita Castelo-Branco Charula de Azevedo, BI 11888902; Luís Henrique da Silva Carvalho,BI 7512833; Maria Celmira Pereira Bauleth (Riquita), BI 7949660.
Sincerely
The Undersigned
View Current Signatures
.....................................................................

"The PETIÇÃO "APELO À VERDADE SOBRE A DESCOLONIZAÇÃO" Petition to Senhor Presidente da Assembleia da República Portuguesa was created by OK and written by Mário Leitão Frota e Maria do Céu Anjos Simões Hall Castelo-Branco (ccastelo-branco@netvisão.pt). This petition is hosted here at www.PetitionOnline.com as a public service. There is no endorsement of this petition, express or implied, by Artifice,Inc. our sponsors. For technical support please use our simple Petition Help form.
Send this to a friend"
.................................
-- (De :http://new.petition.com/verdade/petition.html -- 2005 --

==============================================

--- NOTA : - (para LER - INSCREVER e DIVULGAR entre os interessados ou mais afectados pela "desgraçada descolonização exemplar" ---
--- Se o desejar pode ainda contactar directamente para : sourreia@gmail.com ---
...........................................................
================================================

-- MENSAGEM QUE SE ENVIA "PARA TODOS" E RELATIVA À PETIÇÃO : "APELO À VERDADE SOBRE A DESCOLONIZAÇÃO" : --

--- AMIGOS "CIBERNAUTAS" : BOM ANO PARA TODOS. DIZ O POVO SÁBIO "ANO NOVO, VIDA NOVA". HÁ MAIS DE TRINTA ANOS QUE OS GOVERNOS SE TÊM MOSTRADO "ESQUECIDOS" OU INDIFERENTES ÀS TRÁGICAS CONSEQUÊNCIAS DA "DESGRAÇADA DESCOLONIZAÇÃO EXEMPLAR". AS PROMESSAS ELEITORALISTAS FORAM FECHADAS NAS GAVETAS MINISTERIAIS, TALVEZ NA INTENÇÃO DE ALI FICAREM TRANCADAS PARA SEMPRE. MAS, A HISTÓRIA NÃO SE APAGA, NEM PODE SER ESQUECIDA. ENQUANTO TODOS OS PAÍSES "EX-COLONIALISTAS" PROCEDERAM ÀS COMPENSAÇÕES DEVIDAS AOS SEUS EX-RESIDENTES ULTRAMARINOS, PORTUGAL (ADORMECIDO, VANGLORIANDO-SE DE EXEMPLAR), MANTEVE-SE ALHEIO A ESSA SUA OBRIGAÇÃO.
TERMINADO O "FOLCLORE" DA U.E., ESTÁ NA HORA DE SALDAR AS CONTAS QUE, COM UMA POLÍTICA DESORIENTADA OU ATÉ POUCO ESCLARECIDA, LANÇOU OS SEUS CONCIDADÃOS EM SITUAÇÕES POR VEZES BEM COMPLICADAS. SE EXISTEM ENORMES VERBAS COMUNITÁRIAS PARA TANTAS COISAS (POR VEZES DUVIDOSAS), ONDE ESTÃO AS VERBAS HUMANITÁRIAS ? UMA POLÍTICA SÉRIA E HONESTA JÁ HÁ MUITO AS DEVIAM TER ATRIBUÍDO ÀS VÍTIMAS (OU AOS SEUS DESCENDENTES) DAS TREMENDAS DESGRAÇAS QUE PROVOCARAM ! É TEMPO DE UNIÃO E DE MOSTRAR MAIS UMA VEZ COMO FOMOS CAPAZES DE ADMINISTRAR OS "IMPÉRIOS" (DOS OUTROS)!
EXISTE HÁ ALGUM TEMPO A PETIÇÃO "APELO À VERDADE SOBRE A DESCOLONIZAÇÃO" (VER EM --- http://descolonizacao.net --- OU --- http://new.petitiononline.com/verdade/petition.html --- OU AINDA EM : --- trenguices.blogspot.com/2005/11cheque-mata.html ---) DA INICIATIVA DE DIVERSOS MANDATÁRIOS, ENCABEÇADOS POR : MÁRIO FROTA E MARIA DO CÉU CASTELO-BRANCO, DIRIGIDO AO SR. PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. PORÉM, NECESSITA DE MUITAS MAIS INSCRIÇÕES. BASTA "CLICAR" INDICANDO O NOME COMPLETO E O Nº DO B.I.
VAMOS A ISSO ! VAMOS EM FRENTE ! PARA PREPARAR O PRESENTE E O FUTURO É CONVENIENTE OLHAR PARA O PASSADO. NA MINHA MODESTA COLABORAÇÃO ASSIM O TENHO TENTADO COM OS TEMAS :"ANGOLA-DATAS E FACTOS" ; "ANGOLA - UM PASSADO SEMPRE PRESENTE - MEMÓRIAS" E AINDA "ANGOLA/ BRASIL/ PORTUGAL - UMA VIAGEM AO LONGO DOS TEMPOS" --, DISPONÍVEIS NOS "SÍTIOS" : http://angola.do.sapo.pt --- ou --- http://angola-brasil.blogspot.com --- COM VÁRIOS TEXTOS E TRASNCRIÇÕES SOBRE O REFERIDO TEMA E AINDA PARA AS V/ COLABORAÇÕES E MESMO PARA AS NOVAS INSCRIÇÕES A REMETER AOS MANDATÁRIOS DA PETIÇÃO.
DIREMOS "PRESENTE" EM MEMÓRIA DO "PASSADO" E NA DEFESA DO "FUTURO" DOS NOSSOS DESCENDENTES !

--- ROBERTO CORREIA - (SOURREIA) -- 01/01/2008 -- (sourreia@gmail.com )--

==========================================

--- --- LISTA DAS INSCRIÇÕES JÁ ENVIADAS PARA OS MANDATÁRIOS DA PETIÇÃO ACIMA REFERENCIADA : --- ...(Em organização ) --
...........................................................

==== AINDA SOBRE ESTA QUESTÃO DAS INDEMNIZAÇÔES NÃO PAGAS AOS EX-RESIDENTES ULTRAMARINOS NAS ANTIGAS "COLÓNIAS" PORTUGUESAS CONSULTE NA INTERNET OS SEGUINTES "SÍTIOS" DO "DIÁRIO DE NOTÍCIAS", (DIVULGADAS EM 23/02/09) :

dn.sapo.pt/2009/02/23/editorial/indemnizacoes_africa_processo_compli.html

dn.sapo.pt/2009/02/23/nacional/espoliados_decadas_a_espera_indemniz.html

==============================================
..........................

=== ALGUMAS NOTAS DO AUTOR EM APRECIAÇÃO AOS FACTOS JÁ DESCRITOS :

-- Os primeiros ex-residentes ultramarinos chegaram a PORTUGAL em JUNHO de 1974, na maioria provenientes da GUINÉ e de MOÇAMBIQUE.
Para os acolher e na expectativa de que chegassem muitos outros foi então criado o "GRUPO DE APOIO AOS DESALOJADOS DO ULTRAMAR" (GADU).

-- 1975 - MARÇO - 31 - O Decreto-Lei nº 169/75 cria o "INSTITUTO DE APOIO AO RETORNO DE NACIONAIS" (IARN).
-- 1975 - JUNHO - ?- O IARN inicia a evacuação de desalojados ultramarinos com destino a PORTUGAL, tendo sido instalada uma "PONTE AÉREA", com base nas cidades de LOURENÇO MARQUES,LUANDA E NOVA LISBOA (esta de início apenas servindo de ligação para LUANDA, com acentuada colaboração de MOÇAMBIQUE.

-- 1975 - OUTUBRO - - Foi criada a SECRETARIA DE ESTADO DOS RETORNADOS, funcionando anexa ao "MINISTÉRIO DOS ASSUNTOS SOCIAIS", servindo de tutela do IARN.

-- 1976 - ABRIL - Numa Ponte Aérea ("reduzida")chegaram a LISBOA mais 11.000 pessoas de ANGOLA e 30.194 de MOÇAMBIQUE.
-- 1976 - AGOSTO - Desde JANEIRO de 1975 foram pagos 887.116 contos de Subsídios de Emergência.
-- 1976 - SETEMBRO - 10 - Extinsão da "SECRETARIA DE ESTADO DOS RETORNADOS", substituída pelo "COMISSARIADO PARA DESALOJADOS", sob responsabilidade do Tenente-coronel GONÇALVES RIBEIRO, com comissões regionais, distritais e municipais.
-- 1976 - NOVEMBRO - Desde JUNHO de 1975 o "IARN movimentou" um total de 275.599 pessoas, sendo : - 173.982 pela "PONTE AÉREA" , utilizando 905 voos entre NOVA LISBOA / LUANDA e PORTUGAL (LISBOA e outros aeroportos nacionais).
Também chegaram a PORTUGAL mais 101.617 indivíduos sem utilização desses voos do IARN, talvez por antecipação ou receio das demoras então verificadas.

-- 1976 - DEZEMBRO - Existiam em PORTUGAL 1.457 locais (e postos) com ex-residentes ultramarinos onde estavam instaladas 71.568 pessoas subsidiadas pelo IARN, sendo cerca de 50% na área de LISBOA. Existiam 4.000 pedidos para Habitação cujas respostas foram quase nulas !
Entretanto, face as imensas carências (e resistências) nacionais ou locais, emigraram 12.642 pessoas, sendo 94,2 % para o BRASIL !...
-- É de salientar ainda que, dos muitos milhares de automóveis existentes em ANGOLA, apenas chegaram a PORTUGAL 22.774 viaturas ! Muitas delas "passaram para as mãos de novos proprietários" ou foram simplesmente abandonadas, até porque eram imensas as dificuldades do seu embarque,não obstante as promessas e compromissos que os políticos e governantes portugueses tinham assumido !...

-- Um Recenseamento à responsabilidade do COMISSARIADO, abrangendo cerca de 500.000 ex-residentes ultramarinos, constatou a existência de 71.568 funcionários públicos e de mais de 110 mil desempregados (estavam registados 120.733 processo de desemprego). Foi atribuído um total de 3.209.540 contos de subsídios de desemprego e 348.257 contos de abonos de família.

-- 1979 - Extinsão do COMISSARIADO PARA DOS DESALOJADOS.
..............................................

--- OBS. : -- Estas informações basearam-se ainda em elementos extraídos do "Sítio" (com acesso directo ao seu conteúdo em) :
espoliadosultramar.com/ip9 ---
donde se podem obter diversas e valiosas informações muito mais completas, como por exemplo estas oportunas e interessantes transcrições que, de momento, tomamos a liberdade de efectuar :

--- ..."BOAS VINDAS : - Se nos visita como espoliado do ex-Ultramar,seu familiar,herdeiro, amigo de alguém espoliado com o simples e louvável desejo de conhecer como decorreu o abandono do Ultramar, chamado de "descolonização", com o sacrifício de centenas de milhar de seus compatriotas, aqui lhe expressamos as mais cordiais saudações, solicitando a sua valiosa e activa ajuda para uma maior divulgação deste site . Bem haja!"...
-- (em :"A IMPRENSA E OS ESPOLIADOS DO ULTRAMAR", de ANGELO SOARES!) --

--- ... "É justo endereçar aos desalojados o êxito da integração. Perante a adversidade, agiram com determinação, como já tinham demonstrado em África; mostraram competência, melhoraram todos os sectores no País como alavanca de progresso e substituíram o estigma de retornado, que quizeram colar-lhe em título de que muito se orgulham"...
--- (proferida pelo Sr.Dr. J.M.MARQUES LEANDRO, ex-Secretário de Estado de Administração Local) --

--- ..."Neste contexto, o Estado descolonizador, ou seja, o Português, tem a obrigação de indemnizar os espoliados de África, uma vez que a mudança do Poder político, de que foi um dos interventores, foi a causa dos danos materiais verificados"...
-- ( de : MÁRIO SILVEIRA DA COSTA, em Jornal "Correio da Manhã", de 08/05/96) --

=========================================================

====== AVISO : "DEVOLUÇÃO DE DESCONTOS DA EX-ADMINISTRAÇÃO ULTRAMARINA" ====
Do blog ANGOLABRASIL

Sem comentários: